O que cada habilidade individual do Brasfoot (Gol, Des, Arm, Fin, Tec e Pas) realmente significam e no que elas influenciam numa partida? E o que são cada característica? Leia mais...
Vamos continuar com as analises mais básicas sobre o jogo pra quem é mais novo no jogo ou que não costuma jogar neste modo do Brasfoot, vamos conhecer o que cada uma das habilidades faz no game.
HABILIDADE INDIVIDUAL: As habilidades individuais são medições numéricas que representam a qualidade do jogador naquele quesito. Quanto maior o número, melhor o jogador se sai naquilo. Abaixo o significado de cada uma.
Goleiro (Gol): Necessária apenas para os goleiros, influência a capacidade das defesas, tanto durante o jogo
quanto na bola parada.
Desarme (Des): Capacidade de tomar a bola do adversário sem realizar faltas. São habilidades mais requeridas para zagueiros e volantes.
Armação (Arm): A habilidade de criar jogadas, encontrar jogadores desmarcados, de efetuar lançamentos.
Finalização (Fin): Influencia a precisão e a força dos chutes ao gol.
Velocidade (Vel): A capacidade de corrida do jogador. A velocidade com a posse de bola também depende desta
habilidade. Jogadores mais velozes têm mais chances de superar na corrida seus marcadores; assim como os
marcadores com alta agilidade podem superar seus adversários. Os goleiros com mais agilidade interceptam
com mais eficácia lançamentos para os atacantes.
Técnica (Tec): Vários aspectos dependem da habilidade técnica, como: habilidade de manter a posse de bola após
receber um passe; e eficácia ao tentar driblar ou fazer jogadas que precisem de maior domínio de bola. A
técnica é importante para todos os jogadores.
Passe (Pas): A precisão de passes e assistências dos jogadores. Quanto maior essa habilidade, mais chance dos
passes serem realizados com sucesso e passes mais difíceis acontecerem.
CARACTERÍSTICAS INATAS: São as duas características que todo jogador do Brasfoot possui. Para cada jogador são mostradas suas duas características inatas principais, caso seja mostrada duas iguais (Fin/Fin, por exemplo), significa que o jogador é mais limitado que os outros, e não que ele é muito forte apenas na característica mostrada. As características são importantes, pois influenciam o rendimento de cada jogador em uma determinada posição, função ou tática de jogo escolhida. Assim, o real desempenho dos jogadores são dados pela combinação das suas características inatas e pelas força das habilidades individuais (que mudam ao longo do jogo com o treino e a idade).
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS INATAS, EXATAMENTE?
🏋 FÍSICA: Saida do Gol (SGo) Marcação(Mar) Velocidade(Vel), Resistência(Res)
AS DE GOLEIRO:
Saida do Gol (SGo): Um goleiro com SGo é Manuel Neuer (quem conhece as saídas loucas dele pra interceptar, vai entender). É o goleiro que irá sair do gol para tentar afastar ou pegar uma bola lançada para o atacante, numa tentativa de intercepta-lo.
Reflexo (Ref): Um exemplo de goleiro com reflexo, Cássio do Corinthians (quem lembra a defesa no chute do Diego Souza, do Vasco, naquela Libertadores?), numa situação parecida com a anterior do GK com SGo, o Reflexo é uma característica de proximidade. Ou seja, cabeceios na área, finalizações cara-a-cara serão melhor defendidas por um goleiro com Reflexo.
Colocação (Col): Este goleiro sempre está na posição perfeita pra fazer uma boa defesa (muitas vezes sem dificuldades, e em outras pra fazer defesas incríveis). Goleiros com Colocação no Brasfoot, além do que disse anteriormente, também fica menos vulnerável a finalizações de longa distância e cobranças de falta.
Defesa de Penalti (DPe): Auto-explicativo.
AS CARACTERISTICAS DE LINHA:
Jogadores com esta característica tem uma boa técnica de cabeçada. Pode ser útil tanto pra zagueiros e volantes, tanto pra atacantes.
Estes jogadores são bons em roubar a bola dos pés do adversário. Extremamente útil para zagueiros e volantes. Laterais também podem ser úteis com esta característica.
Laterais e alas costumam ser os jogadores com Cruzamento. Atacantes com cruzamento são melhor utilizado jogando pelas pontas.
São habilidosos e ágeis com a bola nos pés, jogadores que possuem esta característica. Eles também são muito uteis na ajuda da equipe de forma ofensiva.
Jogadores com Passe ajudam no volume de jogo da equipe, fazendo a equipe armar mais jogadas e errar menos passes.
Característica fundamental para fortalecer as chances de marcar gol da equipe. Meias-atacantes e Atacantes são os principais a ter esta técnica. Alguns volantes, laterais e alas também possuem ela.
Meio-campistas costumam ser excelentes em armação. Característica ótima para criação de jogadas, lançamentos e encontrar o companheiro livre de marcação. Atacantes também podem ser bons armadores.
Marcar é estar em cima dos adversários (com ou sem a bola), é não dar espaços para ele jogar. Zagueiros, volantes e laterais costumam ser os melhores com esta característica.
🏃 Velocidade (Vel)
O velocista é aquele jogador que deixa o adversário comendo poeira ou, consegue roubar a bola do atacante com um desarme rápido. Esta característica física complementa as outras, ou seja, um zagueiro com Desarme e Velocidade terá seu poder de desarme aumentado, ou um atacante com Velocidade e Finalização, conseguirá superar a marcação e ter ótimas chances de marcar um gol. Todas as posições, exceto o goleio, servem para esta característica.
Na minha opinião, a mais inútil de todas. Diz o Manual do Brasfoot que essa característica dá ao jogador um alto vigor físico, evitando que eles se cansem com facilidade no decorrer dos jogos, porém, fiz diversos testes, e o cansaço de um jogador com característica de Resistência é o mesmo de um que não tem. Talvez influencie a quantia de lesões? não se sabe.
Olhando pelo lado bom, eu já tive ótimos atacantes com Fin/Res, que marcavam muitos gols.
CONCLUSÃO: É bom termos em mente o exato significado das habilidades e características para assim extrair o máximo dos seus potenciais.
Informações do Manual do Brasfoot e algumas coisas adicionadas e editadas por Victor Santos
